[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

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WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


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Lição 097 - Capítulo 09 - Fundamentos em: Administração do Schema do Active Directory

Pré-Requisitos: Conhecimento dos conceitos básicos do Active Directory.

Metodologia: Apresentar a ferramenta de administração do Schema.

A definição de todos os objetos do Active Directory e demais informações está contida no que é conhecido como Schema do Active Directory. O Active Directory utiliza um modelo de banco de dados hierárquico, diferente do Modelo Relacional de Dados com o qual estamos mais habituados. Mas, me permitam esta analogia, o Schema é como se fosse (na verdade é) a definição da estrutura do banco de dados do Active Directory. Por exemplo, a definição do objeto usuário, quais atributos tem este objeto, o tipo de cada atributo e demais informações sobre o objeto usuário, estão todas contidas no Schema. A definição de cada objeto, de cada atributo, está contida no Schema.

O Schema contém a definição para todos os objetos do Active Directory. Quando você cria um novo objeto, as informações fornecidas são validadas com base nas definições contidas no Schema, antes que o objeto seja salvo na base de dados do Active Directory. Por exemplo, se você preencheu um atributo do tipo número, com valores de texto, o Active Directory não irá gravar o objeto no Active Directory e uma mensagem de erro será exibida.

O Schema é feito de objetos, classes e atributos. O Schema definido por padrão com o Active Directory, contém um número de classes e atributos, os quais atendem as necessidades da maioria das empresas. Porém o Schema pode ser modificado, o Administrador pode modificar as classes existentes ou adicionar novas classes ou atributos. Qualquer alteração no Schema deve ser cuidadosamente planejada, pois alterações feitas no Schema afetam toda a árvore de domínios. Todos os domínios de uma árvore tem que utilizar o mesmo Schema, ou seja, não podem ser utilizados diferentes esquemas para os diferentes domínios de uma árvore de domínios.

Como os objetos do Active Directory são definidos no Schema:

No Schema, uma classe de objetos representa uma categoria de objetos do Active Directory, como por exemplo contas de usuários, contas de computadores, impressoras ou pastas compartilhadas publicadas no Active Directory e assim por diante. Na definição de cada classe de objetos do Active Directory, está contida uma lista de atributos que podem ser utilizadas para descrever um objeto da referida classe. Por exemplo, um objeto usuário contém atributos tais como: nome, senha, validade da conta, descrição, etc. Quando um novo usuário é criado no Active Directory, o usuário torna-se uma nova instância da classe User do Schema e as informações que você digita sobre o usuário, tornam-se instâncias dos atributos definidos na classe user.

Como o Schema é armazenado no Active Directory:

Cada floresta pode conter um único Schema, ou seja, o Schema tem que ser único ao longo de todos os domínios de uma floresta. O Schema é armazenado nas partições de schema do Active Directory. A partição de schema do Active Directory, bem como a partição de definição do Active Directory, são replicadas para todos os DCs da floresta. Porém um único DC controla a estrutura do Schema,  DC este conhecido como Schema Master. Ou seja, somente no DC configurado como Schema Master é que o Administrador poderá fazer alterações no Schema.

Cache do Schema:

Cada DC mantém uma cópia do Schema na memória do servidor (bem como uma cópia em disco), para melhorar a performance das operações relacionadas ao Schema, tais como validação de novos objetos. A versão armazenada no Cache do servidor é automaticamente atualizada (em intervalos de tempos definidos) cada vez que o Schema é atualizado (o que não ocorre como freqüência, na verdade é muito raro fazer alterações no Schema).

Quem tem autorização para modificar o Schema:

A definição do Schema é protegida por permissões de acesso. Por padrão, somente membos do gruipo Schema Admins (Administradores de esquemas) tem permissão de leitura no Schema. Para que um administrador possa alterar o Schema (operação conhecida como estender o Schema), a sua conta deve fazer parte do grupo Schema Admins (Administradores de esquemas) . Por padrão somente a conta Administrator (Administrador) do domínio root (em uma árvore de domínios) faz parte do grupo Schema Admins (Administradores de esquemas). Evidentemente que o acesso a este grupo deve ser rigorosamente limitado, pois ao adicionar um usuário a este grupo, você dá ao usuário permissões para alterar o Schema. Alterações indevidas (ou má intencionadas) no Schema podem simplesmente paralisar toda a rede, em situações mais graves, fazendo que todos os servidores tenham que ser reinstalados, causando possíveis perdas de dados, enfim: um verdadeiro desastre.

Para alterar o Schema você deve ter acesso ao servidor que atua como Schema Master. O Schema Master normalmente é o primeiro DC instalado no domínio root, embora esta função possa ser delegada a qualquer outro DC do domínio. A seguir descrevo um exemplo de utilização do Snap-in para administração do Schema.

Exemplo: Como utilizar o console de administração do Schema: Você deve estar no servidor que está executando a função de Schema Master. Em todo o diretório existe um único servidor no qual existe uma cópia do Schema habilitada para alterações.  Este servidor é conhecido como Schema Master e normalmente é o primeiro DC instalado no domínio root de uma árvore de domínios.

Para abrir o console de administração do Schema, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador, no DC que está executando a função de Schema Master.

2.         Selecione o comando Iniciar -> Executar (Start -> Run).

3.         Na janela que surge, no campo Abrir, digite mmc e dê um clique em OK.

4.         Será aberto o MMC sem nenhum Snap-In Carregado.

5.         Com o MMC carregado anteriormente, selecione o comando  File -> Add/remove snap-in... (Arquivo -> Adicionar/remover snap-in ..). Será exibida a janela Adicionar/remover snap-in. Observe que não existe nenhum snap-in adicionado e a lista está vazia.

6.         Na janela Adicionar/remover snap-in, dê um clique no botão Adicionar.

7.         Será exibida a janela Available Standalone Snap-ins (Adicionar snap-in autônomo). Nesta janela é exibida uma listagem com todos os snap-ins disponíveis, isto é, instalados no computador.

8.         Localize na listagem o seguinte snap-in: Active Directory Schema (Schema do Active Directory), conforme indicado na Figura 9.51 e dê um clique sobre ele para selecioná-lo.


Figura 9.51 Adicionando o snap-in Active Directory Schema.

9.         Dê um clique no botão Add (Adicionar).

10.       Clique no botão Close (Fechar)

11.       Você estará de volta a janela Adicionar snap-in autônomo e  o snap-in Active Directory Schema já é exibido na lista. Caso você queira será possível adicionar outros snap-ins. Como não será adicionado mais nenhum snap-in, dê um clique no botão OK.

12.       Você estará de volta ao MMC, agora com o snap-in Active Directory Schema já carregado, conforme indicado pela Figura 9.52.


Figura 9.52 Console com o sanp-in Active Directory Schema já carregado.

13.       Clique no sinal de mais ao lado da opção Active Directory Schema [nome do servidor]. Serão exibidas as opções Classes e Atributes (Atributos).

14.       Clique na opção Classes.

15.       No painel da direita serão exibidas as dezenas de classes que formam a estrutura do banco de dados do Active Directory.

16.       Localize a classe User (as classes estão em ordem alfabética) e dê um clique duplo nesta classe. Serão exibidas as propriedades da classe, conforme indicado na Figura 9.53:


Figura 9.53 Propriedades da classe User.

17.       Clique na guia Attributes (Atributos) da janela de propriedades da classe User.

18.       Serão exibidos os vários atributos da classe User. Clique em alguns dos tributos e observe que para alguns tributos o botão Remove (Remover) é habilitado. Os tributos para os quais o botão Remove (Remover) é habilitado são atributos que podem ser retirados da classe, não são obrigatórios. O administrador do Schema pode utilziar o botão Add (Adicionar) para adicionar novos atributos a uma determinada classo. Esta operação é conhecida como estender o Schema. Por exemplo, você poderia adicioanr um atributo CPF ou Número da matrículo à classe User.

19.       Clique em OK para fechar as propriedades da classe User.

20.       Feche o MMC. Será emitida uma mensagem perguntando se você deseja salvar as alterações no console, clique em No (Não).

Nunca é demais lembrar que toda e qualquer alteração no schema deve ser cuidadosamente planejada.


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