[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 04 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 041 - Capítulo 04 - Fundamentos em: Utilização e configuração da Barra de tarefas

Pré-Requisitos: Nenhum
Metodologia: Mostrar as novidades e as configurações da Barra de tarefas.

A Barra de tarefas foi introduzida com o lançamento do Windows 95, ela fica na parte inferior da tela, entre o botão Iniciar e a hora do sistema.. Ela facilita bastante o gerenciamento das janelas que estão abertas e principalmente facilita a alternância entre uma janela e outra.

Para cada janela aberta, um botão é adicionado à Barra de tarefas. Por exemplo, se você abre o Word, um botão é adicionado à Barra de tarefas, se você abre o Paint, um novo botão é adicionado e assim por diante. Na Figura 4.5 temos um exemplo onde foram abertos o Word, o Excel e a Calculadora ao mesmo tempo. Observe cada um dos respectivos botões na Barra de ferramentas.


Figura 4.5 Botões na Barra de tarefas.

Novidade do Windows Server 2003 (introduzida no Windows XP): Nas versões anteriores, se abríssemos duas ou mais janelas para um aplicativo, por exemplo para o Word, para cada aplicativo seria adicionado um botão à barra de tarefas. Por exemplo, se abríssemos duas janelas do Word, teríamos dois botões para o Word na Barra de tarefas. Independente do número de botões, estes eram colocados lado-a-lado. Se não houvesse espaço para todos os botões uma pequena flechinha para a direita era exibida na Barra de tarefas. Ao clicar nessa flechina, você pode acessar os botões que estavam ocultos por falta de espaço. No Windows Server 2003 os diversos botões, correspondentes as diversas janelas de um mesmo aplicativo, são colocados sobrepostos na Barra de tarefas e não mais lado-a-lado. Por exemplo, se abrirmos três janelas para o Word, os três botões serão colocados sobrepostos, o número de janelas é exibido no botão, bem como uma pequena setinha para baixo. Ao clicarmos nesta setinha para baixo, surge um menu com o título de todas as janelas do respectivo aplicativo, que estão abertas, conforme indicado na Figura 4.6, aí é só clicar na opção desejada que a respectiva janela será trazida para primeiro plano e exibida na tela.


Figura 4.6 Botões sobrepostos na Barra de tarefas.

Nota: Conforme veremos mais adiante é possível configurar a Barra de tarefas, para que os botões voltem a ser exibidos lado-a-lado como acontecia nas versões anteriores do Windows.

Ao clicar em um dos botões da Barra de tarefas a respectiva janela é trazida para primeiro plano e exibida na tela. Se você abrir muitas janelas, de tal maneira que não tenha espaço suficiente na Barra de tarefas , será exibida uma seta para cima e uma seta para baixo, no final da Barra de tarefas. Estes botões podem ser utilizados para exibir os botões que estão ocultos devido a falta de espaço na Barra de tarefas. Na Figura 4.7 estão indicados os botões que surgem quando não existe espaço suficiente na Barra de tarefas.


Figura 4.7 Setinhas que surgem quando não há espaço na Barra de tarefas.

Gerenciando janelas com a Barra de tarefas.

Uma das principais funções da Barra de tarefas é facilitar o gerenciamento, o acesso e a organização das janelas abertas no Windows. Agora você aprenderá a realizar uma série de operações sobre as janelas, utilizando a Barra de tarefas. Vou apresentar este tópico através de um exemplo prático.

Exemplo: Utilizando a Barra de tarefas para gerenciar e organizar janelas.

1.         Faça o logon no Windows Server 2003.
2.         Abra o Bloco de Notas: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Bloco de notas.
3.         Abra o Wordpad: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Wordpad.
4.         Abra o Paintbrush: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Paint.
5.         Abra o Word: Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Word.
6.         Neste momento você deve estar com quatro botões na Barra de tarefas, um para cada um dos aplicativos abertos anteriormente.
7.         Agora você vai aprender a minimizar todos os aplicativos abertos, utilizando a Barra de tarefas.
8.         Dê um clique com o botão Direito do mouse no espaço em branco, no final da Barra de tarefas, à direita do último botão. No menu que surge selecione a opção Mostrar a área de trabalho, conforme indicado na Figura 4.8.


Figura 4.8 Minimizando todas as janelas com a opção Mostrar a área de trabalho.

9.         Observe que todos as janelas são minimizadas e a Área de trabalho é exibida.
10.       Você pode voltar a exibir todas as janelas abertas. Para isso dê um clique com o botão direito do mouse no espaço em branco, no final da Barra de tarefas. No menu que surge dê um clique na opção Mostrar janelas abertas.
11.       Se você quiser restaurar uma determinada janela, basta clicar no respectivo botão na Barra de tarefas.
12.       Dê um clique no botão relacionado com o Bloco de notas. Observe que este aplicativo é exibido na tela, em primeiro plano.
13.       Agora você aprenderá a organizar as janelas abertas no vídeo. Nós temos as seguintes opções de organização: Janelas em cascata, Janelas lado a lado horizontalmente e Janelas lado a lado verticalmente.
14.       Dê um clique com o botão direito do mouse no espaço em branco, no final da Barra de tarefas e experimente as três opções de organização citadas no item anterior. Na Figura 4.9 mostro um exemplo de organização da opção Janelas em cascata.


Figura 4.9 Janelas em cascata.

15.       Após ter selecionado uma das opções de organização de janelas, você pode voltar a disposição anterior. No exemplo do item anterior, organizamos as janelas utilizando a opção Janelas em cascata. Para voltar as janelas à posição anterior, dê um clique com o botão direito no espaço em branco, no final da Barra de tarefas e selecione a opção Desfazer em Cascata. Esta opção somente aparece se você fez a organização em cascata no item anterior.
16.       Para fechar uma janela, utilizando a Barra de tarefas, basta clicar com o botão direito do mouse no botão correspondente a janela e, no menu que surge, clique na opção Fechar.
17.       Utilize a Barra de tarefas para fechar o Bloco de notes e o Wordpad.
18.       Você também pode minimizar uma janela utilizando a Barra de tarefas. Se uma janela estiver sendo exibida na tela e você clicar no respectivo botão na Barra de tarefas, a janela será minimizada. Estando a janela minimizada se você clicar no respectivo botão, a janela será exibida novamente na tela.
19.       Minimize uma das janelas abertas utilizando a Barra de tarefas.
20.       Restaura a janela que você minimizou no item anterior, utilizando a Barra de tarefas.

Opções de configuração da Barra de tarefas.

Existem algumas opções e comportamentos da barra de tarefas que podem ser configurados. Por exemplo, podemos definir se a Barra de tarefas deve ser sempre exibida na tela ou somente quando a seta do mouse “passa” sobre a Barra de tarefas, podemos configurar se os botões do mesmo aplicativo devem ser exibidos separadamente ou sobrepostos e assim por diante.

Para acessar a tela de configuração de Propriedades da Barra de tarefas, dê um clique com o botão direito do mouse no espaço em branco, após o último botão da Barra de tarefas. No menu de opções que surge dê um clique na opção Propriedades. Será exibida a janela “Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar”, indicada na Figura 4.10.


Figura 4.10 Propriedades da Barra de tarefas.

A seguir descrevo as opções de configuração da Barra de tarefas:

  • Bloquear a barra de tarefas (Lock the taskbar): Se esta opção estiver marcada, a barra de tarefas será fixada (bloqueada) na posição atual na área de trabalho e não poderá ser movida para um novo local, e bloqueia também o tamanho e a posição de qualquer barra de ferramentas exibida na barra de tarefas para não ser possível alterá-la. Se esta opção estiver desmarcada, o usuário pode mover a barra de tarefas para qualquer um dos lados da tela: direito, esquerdo, superior ou inferior (que é o local padrão para a Barra de tarefas). Para mover a Barra de tarefas basta apontar o mouse para o espaço livre, ao lado do último botão, manter o botão do mouse pressionado e arrastar a barra para um dos lados da tela. Se esta opção estiver desmarcada a barra de tarefas também poderá ser redimensionada. A barra de tarefas é como outra janela qualquer, para dimensioná-la basta apontar o mouse para a borda da barra de tarefas até que a seta do mouse se transforme em uma seta de ponta dupla, depois é só clicar e arrastar para o novo tamanho desejado.

Nota! Falaremos mais sobre as barras de ferramentas exibidas na barra de tarefas, mais adiante.

  • Ocultar automaticamente a barra de tarefas (Auto-hide the taskbar): Oculta a barra de tarefas. Para exibir novamente a barra de tarefas, aponte o mouse para a área de sua tela onde a barra de tarefas estava localizada. Se desejar ter certeza de que a barra de tarefas estará visível sempre que apontar para ela, marque a caixa de seleção Manter a barra de tarefas sobre as outras janelas e também a caixa de seleção Auto-ocultar. A única justificativa para ocultar a barra de tarefas é para liberar mais espaço no vídeo. Eu, particularmente prefiro trabalhar com a barra de tarefas sempre visível.
  • Manter a barra de tarefas sobre as outras janelas (Keep the taskbar on the top of the other windows): Garante que a barra de tarefas fique sempre visível, mesmo quando você executar um programa em uma janela maximizada (tela inteira).
  • Agrupar botões semelhantes na barra de tarefas (Group similar task buttons): Se esta opção estiver marcada,  e existir várias janelas do mesmo programa abertas, os respectivos botões serão exibidos sobrepostos (conforme descrito no início deste item). Ao clicar no botão que está aparecendo será exibido um menu com o título das várias janelas do mesmo aplicativo, para que você possa escolher para qual das janelas você quer alternar, conforme já foi descrito anteriormente. Se esta opção estiver desmarcada, os botões são exibidos lado a lado, como acontecia nas versões anteriores do Windows. Além disso, se a barra de tarefas ficar repleta de botões de tal modo que a largura dos botões ultrapasse uma determinada largura, os botões referentes ao mesmo programa serão agrupados em um único botão. Ao clicar no botão, você poderá acessar o documento desejado. Se clicar com o botão direito do mouse neste botão, você poderá fechar todos os documentos que desejar.
  • Mostrar barra de ‘inicialização rápida’ (Show Quick Launch): Exibe a barra Inicialização rápida na barra de tarefas. A barra Inicialização rápida é uma barra de ferramentas personalizável, que permite a exibição da área de trabalho do Windows ou inicia um programa com único clique. Você pode adicionar botões para iniciar seus programas favoritos. Aprenderemos a utilizar esta barra em um dos próximos tópicos deste capítulo.
  • Mostrar relógio (Show the clock): Exibe um relógio digital na barra de tarefas. O relógio exibe a hora conforme especificado pelo relógio interno do seu computador. Você pode apontar para o relógio para exibir a data e clicar duas vezes nele para ajustar a hora ou a data.
  • Ocultar ícones inativos (Hide inactive icons): Evita a exibição de ícones não usados na área de notificação da barra de tarefas. A área de notificação fica a direita do relógio e é utilizada para adição de pequenos ícones que podem são indicativos de programas que ficam sempre carregados na memória do Windows. Podemos utilizar estes pequenos ícones para configurar estes programas ou como um atalho rápido para executar o programa. Ao marcar esta opção, os ícones relacionados aos programas que estão inativos, ficarão ocultos, para liberar espaço na barra de tarefas. Se estes ícones estiverem ocultos, um botão azul, com uma pequena seta branca para a esquerda, surge ao lado do relógio. Clicando nesta seta, os ícones ocultos serão exibidos e o botão se transforma em uma pequena seta para direita. Clicando neste seta para a direita, os ícones voltam a ficar ocultos. Você pode utilizar o botão Personalizar para definir que determinados ícones fiquem sempre sendo exibidos.

Teste as opções de configuração da barra de tarefas e observe os resultados obtidos. De uma maneira geral não existem grandes diferenças na funcionalidade da barra de tarefas do Windows Server 2003 em relação as versões anteriores. Os conceitos vistos neste tópico aplicam-se tanto ao Windows Server 2003 quanto ao Windows XP Home ou XP Professional.

Nota! A guia Menu ‘Iniciar’ é utilizada para configurações do menu Iniciar e será descrita no próximo tópico.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI