[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 03 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 035 - Capítulo 03 - Fundamentos em: Instalação não assistida e arquivo de respostas

Pré-Requisitos: Saber como fazer a instalação assistida do Windows Server 2003
Metodologia: Apresentação dos componentes de uma instalação não assistida.
Técnica: Mostrar os passos para execução de uma instalação não assistida.

Você pode automatizar a instalação do Windows Server 2003 utilizando um arquivo de respostas. O arquivo de respostas é um arquivo .txt, com um padrão bem definido. No arquivo de respostas estão contidas as respostas as telas de instalação do Windows Server 2003. Com o uso do arquivo de respostas, a instalação do Windows Server 2003 segue, passo-a-passo, sem a necessidade de intervenção do usuário (por isso que é chamada de instalação não assistida). As informações necessárias em cada etapa da instalação são lidas a partir do arquivo de respostas, no qual podemos inserir informações tais como:

  • Chave do Produt (Product Key)
  • Nome da empresa
  • Nome do computador
  • Configurações do protocolo TCP/IP
  • Quais componentes do Windows Server 2003 devem ser instalados
  • Pasta de instalação
  • Pasta onde estão os arquivos de instalação
  • Domínio ou Workgroup do qual o servidor fará parte

Dentre outros.

Uma vez criado o arquivo de respostas, você utiliza um parâmetro de linha de comando, ao iniciar a instalação, para informar o caminho e o nome do arquivo de respostas. Uma vez localizado o arquivo de respostas, a instalação inicia, todas as informações de cada etapa são lidas a partir do arquivo de respostas, sem que seja necessária a intervenção do usuário. Este processo pode ser automatizado, onde os arquivos de respostas são colocados em uma pasta compartilhada na rede e a instalação ou upgrade dos servidores pode ser automatizada através do uso de scripts. A seguir detalho os passos para fazer uma instalação não assistida do Windows Server 2003.

O arquivo de respostas

Para facilitar o arquivo de respostas, você encontra um modelo deste tipo de arquivo, no CD de instalação do Windows Server 2003.

Para acessar o modelo de arquivo de respostas, siga os seguintes passos:]

1.         Insira o CD de instalação do Windows Server 2003 no drive.
2.         O Assistente de instalação será aberto. Feche-o.
3.         Abra o Meu computador, clique com o botão direito do mouse no drive de CD e, no menu que é exibido, clique em Explorar.
4.         O Windows Explorer será aberto e as pastas do CD de instalação serão exibidas.
5.         Acesse a pasta i386 do CD de instalação. Nesta pasta localize o arquivo unattended.txt e dê um clique duplo nele. O arquivo será aberto, e o conteúdo indicado a seguir será exibido:

**************************************************************************

; Microsoft Windows
; (c) 1994 - 2001 Microsoft Corporation. All rights reserved.
;
; Sample Unattended Setup Answer File
;
; This file contains information about how to automate the installation
; or upgrade of Windows so the Setup program runs without requiring
; user input.  You can find more information in the ref.chm found at
; CD:\support\tools\deploy.cab

[Unattended]
Unattendmode = FullUnattended
OemPreinstall = NO
TargetPath = *
Filesystem = LeaveAlone

[GuiUnattended]
; Sets the Timezone to the Pacific Northwest
; Sets the Admin Password to NULL
; Turn AutoLogon ON and login once
TimeZone = "004"
AdminPassword = *
AutoLogon = Yes
AutoLogonCount = 1

[LicenseFilePrintData]
; For Server installs
AutoMode = "PerServer"
AutoUsers = "5"

[GuiRunOnce]
; List the programs that you want to lauch when the machine is logged into for the first time

[Display]
BitsPerPel = 16
XResolution = 800
YResolution = 600
VRefresh = 70

[Networking]

[Identification]
JoinWorkgroup = Workgroup

[UserData]
FullName = "Your User Name"
OrgName = "Your Organization Name"
ComputerName = *

ProductKey     = "XXXXX-YYYYY-ZZZZZ-99999-00000"

**************************************************************************

O arquivo de respostas é dividido em seções. Em cada seção estão respostas para uma etapa da instalação. No exemplo da seção a seguir, é definido o modo de licenciamento e o número de licenças:

[LicenseFilePrintData]
; For Server installs
AutoMode = "PerServer"
AutoUsers = "5"

Esta seção serve como resposta para a etapa onde você deve informar o tipo de licença e o número de licenças adquiridas – etapa 37 do processo de instalação descrito no item anterior.

O formato do arquivo unattended.txt é bastante descritivo. Você encontra uma descrição completa sobre todas as seções e todos os parâmetros que podem ser definidos em um arquivo de respostas (arquivo este que pode ter qualquer nome, não obrigatoriamente unattended.txt), no arquivo de ajuda ref.chm, o qual esta contido no arquivo compactado deploy.cab. O arquivo deploy.cab encontra-se na pasta support\tools, do CD de instalação do Windows Server 2003. A seguir descrevo como extrair o arquivo ref.chm para a pasta Meus documentos e depois abrí-lo.

Para extrair o arquivo ref.chm, siga os seguintes passos:

1.         Insira o CD de instalação do Windows Server 2003 no drive.
2.         O Assistente de instalação será aberto. Feche-o.
3.         Abra o Meu computador, clique com o botão direito do mouse no drive de CD e, no menu que é exibido, clique em Explorar.
4.         O Windows Explorer será aberto e as pastas do CD de instalação serão exibidas.
5.         Acesse a pasta \support\tools.
6.         Dê um clique duplo no arquivo deploy.cab. O conteúdo do arquivo deploy.cab será exibido no painel da direita do Windows Explorer.
7.         Clique com o botão direito do mouse no arquivo ref.chm.
8.         No menu que é exibido clique na opção Extrair (Extract).
9.         Na janela que é exibida clique em Meus documentos (My documents), conforme indicado na Figura 3.3:


Figura 3.3 Copiando o arquivo ref.chm para a pasta Meus documentos.

10.       Clique em OK.
11.       Clique em Extrair (Extract).
12.       Abra a pasta Meus documentos.
13.       Dê um clique duplo no arquivo ref.chm.
14.       O arquivo de ajuda “Microsoft Windows Preinstallation Reference” será aberto. No painel da esquerda dê um clique duplo na opção Unattend.txt. Serão exibidas todas as possíveis seções de um arquivo de respostas.
15.       Dê um clique duplo em uma das seções. Serão exibidos todos os possíveis parâmetros desta seção. Ao clicar em um parâmetro será exibida a sintaxe de utilização e um exemplo, conforme indicado na Figura 3.4, onde foi aberta a opçã Display e estão sendo exibidas informações sobre a opção BitsPerPel (que não é difícil de concluir que é o parâmetro que define a resolução do vídeo – Bits Por Polegada).
16.       Feche o arquivo ref.chm


Figura 3.4 Utilizando o arquivo ref.chm.

Com base no arquivo de respostas de modelo – unattended.txt e no arquivo de ajuda ref.chm, você pode criar arquivos de respostas personalizado, para fazer as instalações não assistidas, nos servidores da rede. Este método é particularmente útil se você estiver instalando ou fazendo a atualização de um grande número de servidores.

Como utilizar o arquivo de respostas durante a instalação?

Após ter criado o arquivo de respostas, você pode utilizar o comando winnt32.exe (que está na pasta i386 do cd de instalaçã do Windows Server 2003), para iniciar a instalação. Para informar o caminho e o nome do arquivo de respostas, você utiliza o parâmetro /unattend:[answer_file], como no exemplo a seguir, onde estou utilizando o arquivo de respostas respostas.txt, na pasta instala do drive C:

Winnt32 /unattended:C:\instala\respostas.txt

Este comando inicia a instalação do Windows Server 2003 e utiliza o arquivo C:\instala\respostas.txt como um arquivo de respostas, durante a instalação.

Nota: Além do arquivo de respostas de exemplo e do arquivo de ajuda ref.chm, o Windows Server 2003 também oferece um assistente para a criação de um arquivo de respostas. Você inicia o assistente e, em cada etapa vai preenchendo informações, como o nome do computador, senha do Administrador, Chave do produto, nome do domínio e assim por diante. Ao final do processo, o assistente gera um arquivo .txt, no padrão de um arquivo de respostas e utilizando as informações que você forneceu nas diversas etapas do assistente. Este assistente para criação de um arquivo de respostas, está contido no arquivo deploy.cab da pasta \support\tools do cd de instalação do Windows Server 2003. Acesse o arquivo deploy.cab, conforme descrito anteriormente e copie todos os arquivos contidos no deploy.cab para uma pasta no disco rígido. Depois vá para esta pasta e execute o arquivo  Setupmgr.exe. Agora é só seguir as etapas do assistente para criar uma arquivo de respostas com base nas informações que você fornecer para o assistente.

Além da opção /unattended, o comando winnt32.exe tem várias outras opções de linha de comando, opções estas que afetam a maneira como a instalação do Windows Server 2003 é realizada. Para ver uma tela de ajuda, com a descrição completa de todas as opções do comando winnt32.exe, execute o seguinte comando:

Winnt32/?


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI