[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 01 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 009 - Capítulo 01 - Um Sistema Operacional - Quatro Edições

Pré-Requisitos: Conhecer o papel do Windows Server 2003 em uma rede.
Metodologia: Apresentação das edições do Windows Server 2003.
Técnica: Mostrar as características de cada edição.

O Windows Server 2003 é disponibilizado em quatro diferentes edições:

  • Windows Server 2003 Web Edition
  • Windows Server 2003 Standard Edition
  • Windows Server 2003 Enterprise Edition
  • Windows Server 2003 Data Center Edition

O que diferencia uma edição da outra são as funcionalidades disponíveis em cada edição, as necessidades mínimas de Hardware e os limites máximos de Hardware suportados, tais como quantidade máxima de memória RAM, número de processadores, número máximo de servidores em um Cluster e assim por diante. Logo em seguida apresento uma descrição de cada uma das quatro edições do Windows Server 2003.

Windows Server 2003 Standard Edition

Esta edição é indicada para ser utilizada em servidores de pequenas e médias organizações ou servidores departamentais com um número médio de usuários. Normalmente utilizado para serviços tais como o compartilhamento de arquivos e impressoras, gerenciamento centralizado das estações de trabalho, servidor de Intranet e servidor de conectividade com a Internet.

Se você precisa de um servidor para um rede com um número de pequeno a médio de usuários (eu diria até 100 usuários), para serviçoes básicos, tais como autenticação de usuários, compartilhamento de arquivos e impressão e servidor de Intranet, eu recomendo esta edição do Windows Server 2003.

O Windows Server 2003 Standard Edition apresenta as seguintes limitações, quanto ao Hardware:

  • Quatro processadores
  • 4 GB de memória RAM

Se você precisa de um servidor com maior capacidade, que possa suportar mais do que 4 processadores e/ou mais do que 4 GB de memória RAM, você utilizar o Windows Server 2003 Enterprise Edition ou o Windows Server 2003 Data Center Edition.

Ao final deste item apresentarei uma tabela comparativa entre as quatro edições do Windows Server 2003. Esta tabela é baseada nas informações do site da Microsoft, no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/evaluation/features/compareeditions.mspx

Além dos limites de hardware apresentados anteriormente, o Windows Server 2003 Standard Editon também não tem suporte ao seviço de Cluster – Cluster Services. Com o serviço de Cluster é possível configurar dois ou mais servidores para atuar como se fossem um único servidor. Para o usuário (cliente da rede) é como se fosse um único servidor. Se um dos servidores do Cluster falhar, os outros continuam atendendo aos clientes normalmente. Caso você necessite de serviços de Cluster, deve utilizar o Windows Server 2003 Enterprise Edition ou Windows Server 2003 Data Center Edition.

Você pode estar perguntando: Se o Windows Server 2003 Enterprise Edition e Windows Server 2003 Data Center Edition são as edições com o maior número de recursos, então porque não utilizar diretamente estas edições. Obviamente que maior número de recuros implica em preço mais elevado. Desta maneira é importante que você faça uma análise cuidadosa das suas necessidades e opte pela edição que atende estas necessidades, sem ter que pagar mais por isso. Por exemplo, se as características do Windows Server 2003 atendem todas as necessidades da sua rede, porque pagar mais por uma das edições com mais recursos, sendo que você não irá utilizar estes recursos.

Serviços e/ou recursos não disponíveis no Windows Server 2003 Standar Edition:

  • Suporte a mais do que 4 processadores
  • Suporte a mais do que 4 GB de memória RAM
  • Suporte a serviço de Cluster
  • Versão de 64 Bits para processadores Intel Itanium
  • Troca de memória sem desligar o servidor (somente disponível nas edições Enterprise e Data Center e depende de suporte do fabricante do Hardware do servidor)
  • Suporte a serviços de Metadiretório
  • Windows System Resource Manager (WSRM): Este recurso permite a alocação de recursos de Hardware para processos específicos. Por exemplo, em um servidor Web você pode alocar mais recursos de hardware para os processos do IIS (Internet Information Services), dando prioridade para estes processos em relação aos demais.

Nota: A maioria destes recursos estão disponíveis nas edições Enterprise Edition e Data Center Edition.

Windows Server 2003 Enterprise Edition

Esta é uma edição mais robusta, com mais recursos do que a Standard Edition. É recomendada para redes de porte de médio tendendo para grande. Eu diria que a partir de 100 usuários já é preciso uma análise mais detalhada para decidir entre o Windows Server 2003 Standard Edition e o Windows Server 2003 Enterprise Edition. É recomendado para servidores que fornecem serviços como: Roteamento, servidor de Banco de dados (SQL Server 2000, ORACLE, etc), correio eletrônico e aplicativos de colaboração (Microsoft Exchange, Lotus Notes, etc), Sites de comércio eletrônico e outros aplicativos utilizados em redes de grande porte.

O Windows Server 2003 Enterprise Edition apresenta as seguintes limitações, quanto ao Hardware:

  • Oito processadores na versão de 32 bits
  • 32 GB de memória RAM na versão de 32 bits
    Cluster com até oito servidores

Com certeza o Windows Server 2003 Enterprise Edition atende às necessidades da maioria dos servidores de rede. As funcionalidades a seguir, que não estão disponíveis no Windows Server 2003 Standard Edition, estão disponíveis no Windows Server 2003 Enterprise Edition:

  • Suporte a serviço de Cluster
  • Versão de 64 Bits para processadores Intel Itanium
  • Troca de memória sem desligar o servidor (somente disponível nas edições Enterprise e Data Center e depende de suporte do fabricante do Hardware do servidor)
  • Suporte a serviços de Metadiretório
  • Windows System Resource Manager (WSRM): Este recurso permite a alocação de recursos de Hardware para processos específicos. Por exemplo, em um servidor Web você pode alocar mais recursos de hardware para os processos do IIS (Internet Information Services), dando prioridade para estes processos em relação aos demais

Windows Server 2003 Data Center Edition

Esta é a edição “peso-pesado”, ou seja, aquela que apresenta o maior número de recursos e a maior capacidade para atender aplicações com um grande número de usuários e com elevadas exigências de desemepenho. O Windows Server 2003 Data Center Edition é indicado para as chamadas aplicções de missão-crítica, ou seja, aquelas aplicações que não podem falhar em hipóteses alguma. Quer alguns exemplos de aplicações de missão crítica? Fácil:

  • As aplicações que mantém em funcionamento uma bolsa de valores
  • As aplicações Web que mantém um site de comércio eletrônico em funcionamento
  • As aplicações que mantém um banco em funcionamento

Existem inúmeros outros exemplos de aplicações que são vitais para o funcionamento de uma empresa. Por exemplo, nos últimos anos, houve uma grande adoção dos chamados softwares de ERP – Enterprise Resource Planning. Estes softwares disponibilizam as mais variadas funcionalidades, desde um simples controle de estoque, passando por contas a pagar e a receber, até o controle da produção na fábrica. Este é um exemplo típico de aplicação que precisa estar em funcionamento sempre, que tem que atender a um grande número de usuários, que trata com um grande volume de dados e assim por diantes. O Windows Server 2003 Data Center Edition é o Sistema Operacional indicado para ser utilizado em servidores que irão hospedar as chamadas aplicações de missão crítica.

O Windows Server 2003 Data Center Edition apresenta as seguintes limitações, quanto ao Hardware:

  • 32 processadores na versão de 32 bits e até 64 processadores na versão de 64 bits, para servidores baseados no processador Intel Itanium.
  • 64 GB de memória RAM na versão de 32 bits e até 512 GB de RAM na versãod e 64 bits, para servidores baseados no processador Intel Itanium.
  • Cluster com até oito servidores.

Um detalhe importante é que o Windows Server 2003 Data Center Edition não pode ser adquirido simplesmente comprando licenças desta edição, o que é possível com todas as demais edições. O Windows Server 2003 Data Center Edition somente está disponível através do progrma conhecido como “Windows Datacenter High Availability Program”. Para maiores detalhes sobre este programa, consulte o seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/datacenter/dcprogram.mspx

O objetivo do Windows Datacenter High Availability Program é fazer com que os fabricantes de hardware, que queiram comercializar servidores com o Windows Server 2003 Data Center Edition, passem por uma série de testes. O objetivo destes testes é garantir que o equipamento esteja de acordo com as especificações da Microsoft, que seja completamente compatível com o Windows Server 2003 Data Center Edition e que atenda aos requisitos de desempenho e de gerenciabilidade definidos no programa. Somente os fabricantes que passarem nos testes do Windows Datacenter High Availability Program, terão permissão da Microsoft para comercializar servidores com o Windows Server 2003 Data Center Edition instalado.

Windows Server 2003 Web Edition

Esta edição do Windows Server 2003 é especificamente projetada para servidores que prestarão serviço de hospedagem de sites, de aplicações Web, e aplicações baseadas na plataforma .NET, utilizando tecnologias como ASP.NET, XML e Web Services.

Nota: Para maiores detalhes sobre a plataforma .NET, a criação de aplicações Web com ASP.NET e uma introdução aos Web Services, consulte o livro “ASP.NET: Uma Nova Revolução na Criação de Sites e Aplicações Web”, de minha autoria e publicado pela editora Axcel Books (www.axcel.com.br).

O Windows Server 2003 Web Edition é para o uso específico em servidores Web ou servidores da Intranet da empresa, na qual estarão hospedadas páginas e aplicações Web. Esta é realmente uma edição com uma finalidade específica. Para você ter uma idéia, não é possível instalar o Active Directory no Windows Server 2003 Web Edition, transformando-o em um Controlador de Domínio, ou seja, ele foi especificamente projetado para ser utilizado como um servidor de Internet/Intranet.

O Windows Server 2003 Web Edition apresenta os seguintes limites de Hardware:

  • Suporta, no máximo, dois processadores
  • Suporta, no máximo, 2 GB de memória RAM

Uma série de serviços e recursos disponíveis nas outras edições, não estão disponíveis no Windows Server 2003 Web Edition, conforme você poderá conferir na tabela de comparação entre as edições, no final deste item.

Comparação entre as diferentes edições.

A seguir apresento uma tabela comparativa entre as diferentes versões. Na tabela 1.1 apresento uma comparação entre os recursos de hardware mínimos, exigidos por cada uma das diferentes edições. Claro que estes são valores definidos na documentação oficial do produto, mas que não espelham a realidade de um servidor em produção, atendendo a um grande número de usuários. Os recursos necessários de Hardware são determinados por uma série de fatores, tais como o número de aplicações que irá rodar no servidor, o número de usuários simultâneos, o desempenho esperado e assim por diante. Na tabela 1.2 apresento uma comparação exibida no site da Microsoft, onde são listados os recursos disponíveis em cada uma das edições.

Tabela 1.1 Recursos mínimos de Hardware para as diferentes edições do Windows Server 2003

Recurso Web Standard Enterprise Data Center
CPU mínima 133Mhz 133Mhz 133Mhz p/ x86 733Mhz Intel Itanium 400Mhz p/ x86 733Mhz Intel Itanium
CPU recomendada 550Mhz 550Mhz 733Mhz 733Mhz
RAM mínima 128Mb 128Mb 128Mb 512Mb
RAM recomendada 256Mb 256Mb 256Mb 1Gb (1024Mb)
Espaço em disco 1,5Gb 1,5Gb 2,0Gb 2,0Gb

Nota: Obviamente que estes são valores mínimos para tirar o CD do Windows Server 2003 da caixa e instalar o sistema. A quantidade de memória e processamento necessária varia com diversos fatores, conforme descrito anteriormente. Agora vamos ser sinceros, mesmo sendo apontado como valor mínimo, você consegue imaginar o Windows Server 2003 Enterprise Edition, rodando em um Pentium 133 com 128 MB de RAM? Nem o Windows 2000 Professional rodaria bem em um equipamento destes. Ao invés de rodar eu gosto de utilizar o termo “gira lentamente”. Na empresa onde eu trabalho, sempre que algum aplicativo apresenta problemas de desempenho e alguém pergunta: “Júlio, como está rodando o aplicativo xyz?”. Eu respondo: “Não está rodando, está girando lentamente”. Com isso os colegas já sabem que eu estou querendo dizer que o aplicativo está com sérios problemas de desempenho.

Para você ter uma idéia um pouco melhor sobre esta questão de desempenho, o computador que eu estou utilizando para escrever este livro, tem as seguintes configurações de Hardware:

  • Processador Pentium de 1 GHZ
  • 512 MB de RAM
  • 30 GB de disco rígido

A minha rede doméstica tem dois computadores. O servidor onde está instalado o Windows Server 2003 e mais uma estação de trabalho com o Windows 2000 Professional. O sistema está com um bom desempenho. Conforme descreverei no Capítulo 5, após a instalação do Active Directory já houve uma queda de desempenho. A questão agora é: “Quantos usuários em rede este servidor seria capaz de atender, por exemplo, com serviços de compartilhamento de arquivos e impressão, mais serviços Web (http, ftp, etc)?”. Só simulando um ambiente onde o número de usuários é aumentado pouco a pouco, para determinar com precisão o limite de capacidade desta configuração.

No endereço a seguir, apresenta uma comparação entre as diferentes edições do Windows Server 2003 em termos dos recursos disponíveis em cada edição. A tabela apresentada no site da Microsoft Brasil, as funcionalidades estão divididas por categorias, tais como: Tecnologias de Cluster, serviços de diretório, Serviços de arquivo e impressão e assim por diante.

Tabela comparativa entre as quatro edições do Windows Server 2003:

http://www.microsoft.com/brasil/windowsserver2003/compare.mspx

Nota: A versão de 64 bits do Windows Server 2003 somente pode ser instalada em servidores baseados no processador Intel Itanium de 64 bits. Não é possível instalar uma versão de 64 bits, nos sistemas baseados em processadores Pentium de 32 bits.

Importante: Existe uma incompatibilidade do Windows Server 2003 em trabalhar em sistemas com multi-processadores que utilizam algumas versões do Pentium Pro e do Pentium II. Para um descrição completa deste problema e da lista de processadores incompatíveis, consulte o seguinte endereço:

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;319091


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI