[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 01 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 008 - Capítulo 01 - Fundamentos em: Introdução ao Windows Server 2003

Pré-Requisitos: Nenhum
Metodologia: Apresentação do Windows Server 2003.
Técnica: Demonstrar o papel do Windows Server 2003 em uma rede.

Neste item farei uma apresentação do Windows Server 2003. Os conceitos apresentados neste item, fornecem uma visão geral dos elementos que compõem uma rede baseada no Windows Server 2003. Diversos conceitos serão apenas citados, sendo que serão detalhados nos próximos capítulos. Por exemplo, neste capítulo farei referência ao protocolo TCP/IP, porém irei detalhar este protocolo no próximo capítulo.

O Windows Server 2003 é um sistema operacional para ser instalado em servidores de uma rede. Em uma rede de computadores temos, basicamente, dois tipos de equipamentos conectados (além dos equipamentos responsáveis pela conectividade da rede, tais como hubs, switchs, roteadores, etc):

  • Estações de trabalho
  • Servidores

Como o próprio nome sugere, um Servidor fornece serviços para vários clientes. Por exemplo, podemos ter um servidor de arquivos onde ficam gravados arquivos, os quais podem ser acessados através da rede, por todos as estações da rede (estações de trabalho), as quais são conhecidas como Clientes. Outro tipo bastante comum de serviço é uma impressora compartilhada no servidor, para a qual diversos clientes podem enviar impressões. Poderíamos citar uma série de serviços que podem ser oferecidos por um servidor com o Windows Server 2003 instalado.

Com base na explicação acima, podemos apresentar um outro conceito, que certamente a maioria dos leitores já conhece: O conceito da Arquitetura Cliente-Servidor. A Arquitetura Cliente-Servidor, de uma maneira simples, nada mais é do que uma rede de dispositivos, normalmente computadores, onde um número reduzido atua como Servidor – Disponibilizando recursos e serviços para os demais – e a maioria dos dispositivos atua como cliente, acessando os recursos e serviços disponibilizados pelos Servidores.

Um exemplo típico, que com certeza utilizamos diariamente, é o acesso à Internet. Por exemplo, quando você acessa o site da Microsoft na Internet: http://www.microsoft.com. As informações disponibilizadas no site, ficam gravadas nos servidores da Microsoft, enquanto que o seu computador que está acessando estes recursos (informações), está atuando como um cliente. Neste caso o tipo de serviço que está sendo disponibilizado são informações em um servidor Web, também conhecido como Servidor HTTP (que é o protocolo mais utilizado para o transporte de informações na Internet). O Navegador que você utiliza para acessar estas informações, está atuando como Cliente.

Sob este ponto de vista, podemos afirmar que a Internet é na verdade uma gigantesca rede Cliente-Servidor de alcance Mundial, com alguns milhões de servidores e com dezenas ou até centenas de milhões de clientes acessando os mais variados recursos e serviços disponibilizados pelos servidores.

Na Figura 1.1, apresento um diagrama de exemplo de uma rede Cliente-servidor, onde serviços de Compartilhamento de arquivos e de Impressão são oferecidos por dois servidores com o Windows Server 2003 instalado , recursos estes que são acessados pelos Clientes da rede.


Figura 1.1 Um exemplo simples de uma rede Cliente-servidor.

Em uma rede de computadores (onde temos Servidores e Clientes, conforme descrito anteriormente), todos os computadores precisam “Falar a mesma língua” para que possam ser trocadas informações entre os computadores da rede. Este “Falar a mesma língua”, em termos de redes, significa que todos os computadores de uma rede precisam ter o mesmo Protocolo de comunicação instalado e corretamente configurado.

Um protocolo, nada mais é do que um conjunto de regras e normas para que os computadores possam trocar informações. Dois computadores que não possuem um protocolo em comum, não conseguirão trocar informações. È como um brasileiro que não sabe Chinês, tentando falar com um Chinês que não sabe Português. O diálogo (ou troca de informações), fica simplesmente impossível.

Existem vários protocolos de comunicação entre computadores e outros dispositivos de uma rede. O Windows Server 2003 fornece suporte a uma série de protocolos, porém o mais utilizado é o TCP-IP – Transmission Control Protocol – Internet Protocol . Vários são os motivos que tornaram o TCP-IP, o protocolo mais adotado, e por isso mesmo o protocolo padrão do Windows Server 2003, isto é, o protocolo que é adicionado durante a instalação do Windows Server 2003. Um dos principais motivos para a ampla aceitação é que o TCP-IP é o protocolo utilizado na Internet, isto é, para que um computador possa ter acesso a Internet ele precisa ter o protocolo TCP-IP instalado. Outro motivo é a forte aceitação do Mercado em relação ao TCP-IP, uma vez que grande maioria dos Sistemas Operacionais adota o TCP-IP como protocolo padrão.

Dica: No Windows Server 2003 o protocolo TCP/IP é automaticamente adicionado durante a instalação do Sistema Operacional e não pode ser desinstalado. Esta é uma das novidades do Windows Server 2003. Fique atente a este ponto, principalmente se você for prestar os exames de Certificação para o MCSE – 2003 (Microsoft Certified Systems Engineer no Windows Server 2003). Para todos os detalhes sobre os exames necessários para obter o MCSE-2003, consulte o endereço a seguir:

http://www.juliobattisti.com.br/artigosw2k/mcse2003.asp

No diagrama da Figura 1.1 foram apresentados apenas exemplos de servidores baseados no Windows Server 2003 atuando nos serviços de compartilhamento de arquivos e de impressoras. Porém o Windows Server 2003 podem desempenhar diversos outros papéis, tais como:

  • Servidor de Internet/Intranet, prestando serviços de hospedagem de sites (http), cópia de arquivos (ftp), envio de mensagens (SMTP), servidor de aplicativos Web, hospedando páginas ASP ou ASP.NET, etc.
  • Controlador de domínio: Um servidor onde está instalado o Active Directory, que é o banco de dados onde ficam gravados os nomes de logon e as senhas dos usuários, contas dos computadores da rede, nome dos grupos de usuários e a lista de membros de cada grupos e uma série de outras informações necessárias ao funcionamento da rede. Um servidor com o Active Directory instalado é conhecido como DC – Domain Controler. Você aprenderá mais detalhes sobre este tipo de servidor no Capítulo 2. No Capítulo 5 você estudará o Active Directory em detalhes.
  • Serviços de rede: Oferecendo serviços de resolução de nomes, tais como o DNS e WINS, serviço de configuração automática do protocolo TCP/IP (DHCP), roteamento e acesso remoto (RRAS) e assim por diante. Ao longo deste livro você aprenderá a instalar, configurar e a gerenciar os serviços de rede do Windows Server 2003.
  • Servidor de banco de dados: Um servidor com o Windows Server 2003 instalado e com o SQL Server 2000 (ou versão posterior) instalado. O SQL Server 2000 é o banco de dados para uso empresarial, com suporte a grande volume de acesso.
  • Servidor de correio eletrônico e de ferramentas de colaboração: Um servidor como Windows Server 2003 instalado e com o Exchange 2000 (ou posterior) instalado. O Exchange é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações de Workflow, bem como um servidor de correio eletrônico. Com o Exchange você pode, facilmente, desenvolver aplicações do tipo Workflow, como por exemplo, uma aplicativo para aprovação de despesas de viajem. O funcionários que vai viajar preenche um formulários solicitando recursos para a viajem. O formulário é enviado, automaticamente, para o email do chefe. O chefe analisa a solicitação e aprova ou não. Uma vez aprovada a solicitação, o pedido de liberação de recursos é automaticamente enviada para o email do responsável pela liberação e uma cópia é enviada para o funcionário. Uma vez liberados os recursos, o sistema avisa, via email, o funcionário. Este tipo de aplicação, onde um documento eletrônico passa por diversas etapas e é enviado para diferentes pessoas, é um exemplo típico de aplicação do tipo Workflow.

Servidor de aplicação, Firewall, roteamento, etc. São muitas as funções que um servidor baseado no Windows Server 2003 pode exercer. Ao longo dos capítulos deste livro você aprenderá a instalar, configurar e gerenciar muitos destes serviços.

Para resumir este item posso dizer o seguinte: “O Windows Server 2003 é um Sistema Operacional para uso em servidores de rede. Ele pode ser configurado para oferecer uma série de serviços aos clientes da rede. Possui novas funcionalidades e características em relação ao Windows 2000 Server.”

No próximo tópico você aprenderá sobre as diferentes edições do Windows Server 2003 e sobre as características de cada uma das edições.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI