Você está aqui: Principal > Artigos > Office
  :: Autor: Júlio Battisti   :: Site:     www.juliobattisti.com.br/
  :: Data:  09/02/2004   :: e-mail: webmaster@juliobattisti.com.br
LIVROS
Administração e Negóci...
Aplicativos
AutoCAD
Banco de Dados
Carreira e Trabalho
Criação de Sites e Web...
Cultura e Interesse Ge...
Engenharia Arquitetura...
Exames de Certificação
Excel
Finanças e Investiment...
Gráficos e CorelDraw
Hardware e Montagem
Office 2007
Programação
Redes
Segurança
Windows e Linux
Word
VÍDEO-AULAS
Access
Administração e Negócios
Banco de Dados
CAD
Concursos Públicos
Excel
Hardware e Montagem
Internet
PowerPoint
Programação
Programas Gráficos
Redes e TCP/IP
Vídeo e Áudio
Webdesign
Windows
Word
E-BOOKS
Access
Administração e Negócios
Área Gráfica
Banco de Dados
BrOffice
CAD
Certificações Microsoft
Concursos Públicos
Excel
Formação Pessoal e Profissional
Internet
Linux
Literatura e Outros
PowerPoint
Programação
Redes e TCP/IP
Vìdeo
Webdesign
Windows
Word


Tutorial de Programação VBA – Access – Parte 9

Objetivos:

Esta é a Parte 9 do Tutorial de Programação VBA no Access. Neste tutorial falarei sobre as estruturas de repetição, utilizadas na programação VBA. O objetivo desta série de tutoriais é mostrar como utilizar a programação VBA para solucionar problemas complexos no Access, problemas que muitas vezes não tem como ser resolvidos sem o uso de programação.

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve dominar os conceitos apresentados no seguintes treinamento: "Curso Básico de Access" e no tutorial "Consultas Avançadas no Microsoft Access".

Nota: Este tutorial foi retirado da apostila da Semana 2, do Curso de Access Avançado e VBA. Você pode adquirir os três arquivos, com todo o conteúdo deste curso, em um total de 550 páginas de conteúdo, com exemplos detalhados, passo-a-passo, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.

Estruturas de repetição

Em determinadas situa ções, precisamos repetir um ou mais comandos, um número específico de vezes, ou até que uma determinada condição torne-se verdadeira ou falsa. Por exemplo, pode ser que haja a necessidade de percorrer todos os registros de uma determinada tabela, até que o último registro seja alcançado. Para isso, utilizamos as chamadas estruturas de repetição, ou Laços. A partir de agora, estaremos analisando as estruturas de repetição disponíveis.

A estrutura For...Next

Utilizamos o laço For...Next, para repetir um segmento de código, um número determinado de vezes. Utilizamos esta estrutura, quando já sabemos o número de vezes que uma determinada seção de código deve ser repetida. Neste tipo de estrutura, normalmente, utilizamos uma variável como contador. Este contador varia de um valor inicial até um valor final. O Formato geral desta estrutura é o seguinte:

For contador=inicio to fim incremento
Comando1
Comando2
...
Comandon
Next
No início a variável contador tem o valor definido para um determinado valor. Em cada passagem do laço, a variável contador é incrementada pelo valor definido em incremento. Caso não seja definido o incremento, será utilizado o padrão 1.

Considere o exemplo a seguir:

Dim x
x=10
Soma=0

‘ Faz a soma dos 10 primeiros números maiores do que zero

For i=1 to x
     Soma = Soma +i
Next

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma

Neste exemplo, a variável i inicia com o valor 1. Em cada passo, o valor de i é acrescentado à variável Soma. Como o incremento não foi definido, será utilizado o padrão que é 1. Com isso, ao final do laço For...Next, a variável Soma, terá armazenado o valor da soma dos 10 primeiros números inteiros.

Poderíamos utilizar um valor de incremento diferente de 1, para, por exemplo, obter a soma somente dos números ímpares menores do que 10:

Dim x
x=10
Soma=0

' Faz a soma dos 10 primeiros números ímpares

For i=1 to x Step 2
     Soma = Soma +i
Next

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma

Com este Script, obtemos o resultado indicado na Figura a seguir:



A estrutura Do...Loop

Esta estrutura pode ser utilizada para repetir um trecho de código, enquanto uma determinada condição for verdadeira, ou até que uma determinada condição torne-se verdadeira. Podemos utilizar dois operadores condicionais diferentes: While ou Until. Os operadores While ou Until, podem ser utilizados de duas maneiras diferentes: No início do laço, ou no final do laço. Com isso temos quatro situações distintas, vamos analisar cada uma delas, a partir de agora.

A estrutura Do While Condição...Loop

Neste caso, estamos utilizando o operador condicional While, no início do laço. O formato geral, neste caso é o seguinte:
Do While condição/teste
Comando1
Comando2
...
Comandon
Loop
Nesta estrutura, enquanto a condição for verdadeira, o código dentro do laço é executado. Quando a condição tornar-se falsa, o primeiro comando após o final do laço, será executado. Neste caso, se a condição for falsa já na primeira vez, o laço não será executado nenhuma vez.

IMPORTANTE: O Código dentro do laço deve ser capaz de alterar a condição para Falso, quando for necessário, pois caso contrário a condição será sempre verdadeira, e os comandos dentro do laço ficarão em execução, infinitamente, ou até o programa travar. A criação de laços infinitos, devido a erros de programação, é uma causa comum de erros e travamentos.

Considere o exemplo a seguir:

Dim x
x=10
Contador=1
Soma=0

' Faz a soma dos 10 primeiros números maiores do que zero

Do While Contador <= x
     Soma = Soma + Contador
     Contador = Contador + 1
Loop

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma

Observe que dentro do laço, vamos Incrementando o valor da variável Contador, uma unidade para cada passagem do laço. Com isso, quando o valor de Contador, atingir 11, o teste do início do laço torna-se falso, e o laço é encerrado.

A estrutura Do... Loop While Condição

Neste caso, deslocamos o teste de condição para o final do laço. Com o teste no final do laço, o código dentro do laço, será executado, pelo menos uma vez, pois o teste somente é feito no final, e continuará sendo executado, enquanto a condição for verdadeira. O formato geral, neste caso é o seguinte:
Do
Comando1
Comando2
...
Comandon
Loop While condição/teste
Nesta estrutura, enquanto a condição for verdadeira, o código dentro do laço é executado. Quando a condição tornar-se falsa, o primeiro comando após o final do laço, será executado. Neste caso, se a condição for falsa já na primeira vez, o laço será executado uma única vez.

IMPORTANTE: O Código dentro do laço deve ser capaz de alterar a condição para Falso, quando for necessário, pois caso contrário a condição será sempre verdadeira, e os comandos dentro do laço ficarão em execução, infinitamente, ou até o programa travar. A criação de laços infinitos, devido a erros de programação, é uma causa comum de erros e travamentos.

Considere o exemplo a seguir:

Dim x
x=10
Contador=1
Soma=0

‘ Faz a soma dos 10 primeiros números maiores do que zero

Do
      Soma = Soma + Contador
      Contador = Contador + 1Loop
While Contador <= x

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma

Vamos modificar um pouco o nosso exemplo. Considere o exemplo mostrado a seguir:

Dim x
x=10
Contador=11
Soma=0

‘ O laço será executado uma única vez, pois a condição
‘ Contador < x é falsa.

Do
     Soma = Soma + Contador
     Contador = Contador + 1
Loop While Contador <= x

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma

Qual o valor será exibido para a variável Soma ?

Muito simples. A condição Contador < x é falsa, pois x=10 e Contador=12 (Lembre que o Contador foi incrementado de uma unidade dentro do laço, antes do teste ser realizado). Neste caso, o laço será executado uma única vez, pois o teste de condição está no final do laço. Quando o laço é executado, é atribuido o valor 11 para a variável Soma. Com isso, o valor exibido para a variável Soma, será 11.

A estrutura Do Until Condição...Loop

Neste caso, estamos utilizando o operador condicional Until, no início do laço. O formato geral, neste caso é o seguinte:
Do Until condição
Comando1
Comando2
...
Comandon
Loop
Nesta estrutura, enquanto a condição for falsa, o código dentro do laço é executado. Quando a condição tornar-se verdadeira, o primeiro comando após o final do laço, será executado. Neste caso, se a condição for verdadeira, já na primeira vez, o laço não será executado nenhuma vez.

IMPORTANTE: O Código dentro do laço deve ser capaz de tornar a condição Verdadeira, quando for necessário, pois caso contrário a condição será sempre Falsa, e os comandos dentro do laço ficarão em execução, infinitamente, ou até o programa travar. A criação de laços infinitos, devido a erros de programação, é uma causa comum de erros e travamentos.

Considere o exemplo a seguir:

Dim x
x=10
Contador=1
Soma=0

‘ Faz a soma dos 10 primeiros números maiores do que zero

Do Until Contador > x
     Soma = Soma + Contador
     Contador = Contador + 1
Loop

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma


Observe que dentro do laço, vamos Incrementando o valor da variável Contador, uma unidade para cada passagem do laço. Com isso, quando o valor de Contador, atingir 11, o teste do início do laço torna-se Verdadeiro, e o laço é encerrado.

A estrutura Do... Loop Until Condição

Neste caso, deslocamos o teste de condição para o final do laço. Com o teste no final do laço, o código dentro do laço, será executado, pelo menos uma vez, pois o teste somente é feito no final, e continuará sendo executado, enquanto a condição for Falsa. O formato geral, neste caso é o seguinte:
Do
Comando1
Comando2
...
Comandon
Loop Until condição
Nesta estrutura, enquanto a condição for Falsa, o código dentro do laço é executado. Quando a condição tornar-se Verdadeira, o primeiro comando após o final do laço, será executado. Neste caso, se a condição for Verdadeira, já na primeira vez, o laço será executado uma única vez.

IMPORTANTE: O Código dentro do laço deve ser capaz de tornar a condição Verdadeira, quando for necessário, pois caso contrário a condição será sempre Falsa, e os comandos dentro do laço ficarão em execução, infinitamente, ou até o programa travar. A criação de laços infinitos, devido a erros de programação, é uma causa comum de erros e travamentos.

Considere o exemplo a seguir:

Dim x
x=10
Contador=1
Soma=0

‘ Faz a soma dos 10 primeiros números maiores do que zero

Do
     Soma = Soma + Contador
     Contador = Contador + 1
Loop Until Contador > x

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma

Vamos modificar um pouco o nosso exemplo. Considere o exemplo a seguir:

Dim x
x=10
Contador=11
Soma=0

‘ O laço será executado uma única vez, pois a condição
‘ Contador >= x é verdadeira.

Do
     Soma = Soma + Contador
     Contador = Contador + 1
Loop Until Contador >= x

MsgBox “Valor da Soma = “ & Soma

Qual o valor será exibido para a variável Soma ?

Muito simples. A condição Contador>= x é falsa, pois x=10 e Contador=12 (Lembre que o Contador foi incrementado de uma unidade, na linha 11, na primeira passagem do laço). Neste caso, o laço será executado uma única vez, pois o teste de condição está no final do laço. Quando o laço é executado, é atribuido o valor 11 para a variável Soma. Com isso, o valor exibido para a variável Soma, será 11.

Conclusão:

Nesta parte do tutorial, falei sobre as estruturas de repetição no código VBA. Você aprendeu sobre as estrutura For...Next, Do...While e Do...Until e suas variações.

Nota: Este tutorial foi retirado da apostila da Semana 2, do Curso de Excel Avançado e VBA. Você pode adquirir os três arquivos, com todo o conteúdo deste curso, em um total de 550 páginas de conteúdo, com exemplos detalhados, passo-a-passo, por apenas R$ 20,00 para envio através de Download ou por R$ 30,00 para envio através de CD. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.


Outras partes do Tutorial
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte 13
Parte 14
Parte 15



Uma verdadeira especialização em Access, com 1935 páginas de conteúdo que vai do básico ao avançado, detalhadamente explicado e exemplificado. Desde os recursos básicos, passando pelos recursos avançados, pela criação de macros e pela automação de tarefas usando programação VBA.

Apenas: R$ 79,00 (valor do frete já incluído)

CLIQUE AQUI PARA SABER COMO COMPRAR ESTE CD