[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosASP.NET › Capítulo 13 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ASP.NET - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 105 - Capítulo 13 - Introdução

Na década de 70 tínhamos os dados e a lógica de programação instalados no Mainframe. Acessávamos estas aplicações utilizando terminais para conectar com o Mainframe. Como uma evolução surgiu o modelo Cliente/Servidor, onde tradicionalmente temos o Banco de Dados rodando no Servidor e a lógica e apresentação da aplicação, instaladas na estação do cliente. Este modelo mostrou-se de difícil manutenção e atualização e surgiu o modelo em três camadas, onde a lógica fica armazenada no Servidor de Aplicações, normalmente no formato de componentes COM/COM+, os dados no servidor de Banco de Dados e a apresentação no programa instalado no Cliente. Com o crescimento explosivo da Internet e, conseqüentemente, com a consolidação dos protocolos Web, passamos a utilizar o Navegador como cliente e o modelo de desenvolvimento baseado em padrões Web é uma realidade.

Mas a Tecnologia de Informação está sempre evoluindo, buscando mais eficiência e melhores resultados a custos mais razoáveis. Dentro deste contexto surge a idéia da construção e utilização de Software como se fossem serviços. Por exemplo, ao  invés de pagar um valor X, por uma licença do Office e receber um CD para instalação, você paga, simplesmente, um valor mensal de assinatura e acessa o Office através da Internet. Utilizando o Navegador você tem acesso ao Word, Excel, etc; podendo optar por salvar seus arquivos na máquina local ou no servidor do prestador de serviços. A idéia do aluguel de Software está movimentando o mercado. As empresas que fornecem este tipo de serviço são os chamados Applications Services Providers – ASP.

Para a criação de programas que possam ser acessados como serviços, precisamos de alguma maneira, poder criar pequenas unidades de software, com funcionalidades específicas e depois juntar estas “pequenas unidades”, para formar nossos programas. Em determinadas situações pode ser vantajoso criar a “funcionalidade” internamente; em outras situações pode ser mais interessante simplesmente pagar para ter acesso a um componente que já fornece a funcionalidade desejada. Por exemplo, se você cria um site de Comércio Eletrônico, pode ser mais vantajoso permitir que o seu sistema utilize um componente de validação de Cartão de Crédito, disponível no servidor da empresa que criou o componente, mediante um pagamento por acesso ou por mês, do que criar um componente a partir do zero.

Com os Web Services do Framework .NET, podemos criar componentes que tenham as funcionalidades descritas no parágrafo anterior, ou seja, um componente com uma funcionalidade específica, que pode ser acessado por qualquer aplicação, através da Web. Neste componente posso definir permissões de acessa, de tal maneira que somente possa utilizá-lo, os usuários que estão pagando pelo serviço. Com isso podemos criar aplicações realmente distribuídas, onde as diversas funcionalidades do sistema estão localizadas em diferentes servidores, inclusive de diferentes empresas. Neste capítulo veremos como criar Web Services e depois utilizar os Web Services criados em nossas páginas ASP.NET.

Em seguida aprenderemos a utilizar o ambiente de desenvolvimento do Framework .NET – Visual Studio .NET. Aprenderemos a criar páginas ASP.NET simples e também exemplos mais elaborados, que fazem conexão com bancos de dados. Veremos que o Visual Studio .NET traz, para o desenvolvimento Web, as mesmas facilidades que temos no desenvolvimento de aplicações Windows tradicionais. Com o Visual Studio .NET construímos aplicações Web, baseadas em ASP.NET, arrastando componentes na página e configurando as diversas opções, propriedades e eventos dos componentes.

Com o Visual Studio .NET a produtividade do programador, na criação de aplicações Web aumenta enormemente, uma vez que o Visual Studio .NET traz para o desenvolvimento de páginas ASP.NET um modelo já conhecido, onde simplesmente vamos arrastando elementos na página e fazenda as configurações necessárias.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI