[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosASP.NET › Capítulo 10 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ASP.NET - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 084 - Capítulo 10 - Uma introdução ao ADO.NET

Agora vamos iniciar o estudo das principais classes para acesso a dados. O conjunto destas classes é conhecido como ADO.NET. As classes que iremos estudar fazem parte dos seguintes namespaces da biblioteca de classes do Framework .NET:

  • System.Data: Contém as principais classes utilizados para acessar bases de dados relacionais. A classe DataSet faz parte deste namespace.
  • System.Data.SqlClient: Classes utilizadas para acessar bancos de dados do SQL Server 2000. As classes deste namespace fornecem melhor desempenho para acesso ao SQL Server, pois utilizam a interface TDS – Tabular Data Stream, nativa do SQL Server 2000.
  • System.Data.Common: Contém as classes onde são definidas as propriedades e métodos básicos, herdados por classes de outros namespaces.
  • System.Data.OleDb: Neste namespace encontramos as classes para acesso a fontes de dados, via OLE-DB Providers.

Neste capítulo vamos estudar diversas classes dos namespaces da lista anterior. Veremos como estabelecer uma conexão com um banco de dados, como retornar dados a partir desta conexão e como exibir estes dados em uma página ASP.NET.

No ASP 3.0, utilizando ADO, o objeto que utilizamos para retornar dados é o RecordSet. No ADO.NET não temos o objeto RecordSet. De início pode você que já estava acostumado com o objeto RecordSet pode estranhar um pouco, mas conforme veremos nos exemplos deste capítulo, os objetos do ADO.NET além de mais poderosos são também mais fáceis de utilizar. A principal facilidade é notada no momento de exibir os resultados obtidos, quando podemos utilizar alguns Web Server Controls bastante poderosos, mais especificamente o controle DataGrid.

Informando que você deseja utilizar classes de um determinado namespace.

Você deve ter notado, nos exemplos dos capítulos anteriores, que utilizamos uma série de classes e estruturas do namespace System, todavia não fizemos nenhuma referência a este namespace, no código das páginas ASP.NET de exemplo. Como então uma página é capaz de acessar os métodos de um namespace, sem ter feito referência ao mesmo? Isso somente acontece com os namespaces básicos, como é o caso do namespace System. Já com os namespaces que contém as classes para acesso a dados, a história é diferente. Para que possamos utilizar classes de um destes namespaces precisamos, explicitamente, fazer referência aos mesmos, no início da página ASP.NET. O que eu chamei de fazer referência, é chamado pelo Framework .NET de “importar” um namespace.

Temos duas maneiras diferentes para “importar” (ou fazer referência, como preferirem) um namespace, em uma página ASP.NET.

1.         Utilizando a diretiva @Import, no início da página. No fragmento de código a seguir, estamos importando os namespaces System.Data, System.Data.SqlClient e System.OleDb:

<%@Import Namespace=”System.Data” %>
<%@Import Namespace=”System.Data.SqlClient %>
<%@Import Namespace=”System.Data..OleDb”%>

2.         Utilizando o comando using do C#. No fragmento de código a seguir, estamos importando os namespaces System.Data e System.Data.SqlClient:

using System.Data;
using System.Data.SqlClient;

Uma vez feitas as devidas importações (ou referências), estamos aptos a utilizar as classes dos namespaces referenciados.

Classe ou objeto; objeto ou classe?

Muitas vezes os termos classe e objeto são utilizados, indiscriminadamente, com o mesmo sentido. Vamos fazer uma definição formal para estes termos, através de um exemplo:

No namespace System.Data existe uma classe chamada DataSet. Quando declaramos e inicializamos uma variável, como sendo do tipo DataSet, estamos criando um objeto baseado na classe DataSet. No trecho de código a seguir, temos um exemplo onde criamos um objeto chamado MeusDados, o qual é baseado na classe DataSet:

DataSet MeusDados = new DataSet();


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI