[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosASP.NET › Capítulo 03 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ASP.NET - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 027 - Capítulo 03 - Mais uma linguagem de programação?

Sim, mais uma.

Para resumir em poucas palavras, quais os objetivos da Microsoft com a criação do C#, eu diria o seguinte: “Uma nova linguagem, criada para ter a simplicidade e facilidade de desenvolvimento do Visual Basic, aliadas com o poder do C++”. Vamos resumir um pouco mais:

  • Simples
  • Poderosa
  • Fácil

Além de poder e simplicidade, sendo uma linguagem do Framework .NET, o C# pode se beneficiar de toda a funcionalidade disponibilizada pelo mesmo.

Além disso podemos utilizar o C# para qualquer tipo de desenvolvimento, desde aplicações de linha de comando, também conhecidas como aplicações de Console, passando por aplicações gráficas Win32 tradicionais, até aplicações Web com ASP.NET. Aliás é justamente de criação de aplicações Web com a dobradinha ASP.NET/C# que estaremos tratando do Capítulo 5 até o final deste livro.

Nas versões anteriores, para a criação de páginas ASP nos tínhamos basicamente duas opções: VBScript ou JScript. Para a criação de aplicações WIn32 tínhamos várias opções: VB, C++, etc.

Para aplicações do tipo console, basicamente o C++. Agora, com o Framework .NET podemos criar qualquer tipo de aplicação com qualquer linguagem. Se um dia tivermos um Cobol habilitado ao .NET, poderemos criar aplicações Web com a dobradinha ASP.NET/Cobol. Parece estranho? Que tal um FORTRAN habilitado ao .NET?

O C# foi a linguagem utilizada para criar a maioria dos componentes do Framework .NET, o que nos leva a crer que o C# será a indicação da Microsoft, como linguagem para o desenvolvimento de aplicativos empresariais, baseados no .NET.

Também poderíamos questionar se C# é realmente uma nova linguagem ou um “C++ remodelado com cara de Java”. As interpretações podem variar de acordo com a opinião pessoal de cada um, mas o fato é que o C# é muito semelhante com o C++, com exceção de alguns recursos e comandos que foram retirados.

Uma das diferenças tem a ver com a utilização de “ponteiros”. No C# não temos ponteiros. Para os programadores C/C++ a não existência de ponteiros soa como uma “heresia”. Porém com o Framework .NET, muitas das funcionalidades que tinham que ser codificadas no próprio programa foram passadas para o controle do Framework .NET. Muitas das operações avançadas que eram implementadas com a utilização de ponteiros passaram a ser automaticamente gerenciadas pelo Framework .NET. O exemplo mais típico é a alocação e liberação de memória pelo programa. Estas funções são automaticamente tratadas pelo Framework .NET, liberando o programa para tratar apenas da sua própria funcionalidade e não de toda a infraestrutura necessária ao seu correto funcionamento. Lembrando do capítulo 1, que o código das aplicações .NET é chamado de “managed code”, onde operações inseguras como o acesso direto a memória não são permitidas. Estas operações estão a cargo do Framework .NET.

Que aprender C++ não é uma tarefa simples nos já sabemos.E aprender C#? É uma tarefa simples. Você poderá constatar isso na prática, a medida que formos avançando neste livro.

A seguir listo alguns recursos do C++ que foram modificados no C#:

  • Não existem ponteiros no C#. Gerenciamento de memória é “coisa” do Framework .NET.
  • Uma série de operadores do C++ como por exemplo: ::, . e -> foram substituídos por um único operador no C#: . (ponto)

Outra melhoria significativa do C# em relação ao C++ foi no gerenciamento de exceções. Veremos mais detalhes nos próximos capítulos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI