[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosASP.NET › Capítulo 01 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ASP.NET - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 014 - Capítulo 01 - Os servidores .NET

Além do Framework .NET, a Microsoft vem disponibilizando novas versões dos servidores da família Back Office. Estas novas versões vem sendo adaptadas para dar suporte ao modelo de desenvolvimento .NET. Por exemplo, os servidores estão sendo adaptados para o padrão XML, que é o padrão de dados para troca de informações entre componentes e serviços do Framework .NET. Outra preocupação para esta linha de servidores, é com a “escalabilidade” dos mesmos. Estes servidores foram projetados para atender um grande volume de usuários, além de terem a capacidade de utilizar a tecnologia de Cluster e Balanceamento de Cargas do Windows 2000. Outras diretivas básicas para estes servidores são as seguintes:

  • Interoperabilidade: Ao contrário do que muitos anunciaram, os Mainframes continuam vivos. Além disso o ambiente de TI das empresas é bastante heterogêneo, onde convivem diferentes sistemas operacionais e diferentes fontes e formatos de dados. O Framework .NET e os servidores .NET facilitam a tarefa de integrar dados das mais variadas fontes, desde o tradicional Mainframe, passando por fontes de dados estruturados como o SQL Server 2000 ou ORACLE e chegando a fontes não estruturadas, como mensagens de correio eletrônico, arquivos de vídeo e imagens gráficas.
  • Facilidade de gerenciamento: Dentro da filosofia da Microsoft de construir interfaces de administração intuitivas e fáceis de utilizar. Todos os servidores utilizam interfaces padronizadas, através do uso do MMC – Microsoft Management Console e Snap-Ins específicos para a administração de cada servidor.

Nota! Para maiores informações sobre MMC e Snap-Ins, consulte a Unidade IV do livro: “Série Curso Básico & Rápido: Microsoft Windows 2000 Server”, de minha autoria, publicado pela editora Axcel Books (www.axcel.com.br).

Neste tópico descreveremos, rapidamente, quais os servidores .NET e qual a função de cada um no ambiente empresarial. Veremos uma breve descrição dos seguintes servidores:

  • SQL Server 2000
  • Exchange Server 2000
  • BizTalk Server 2000
  • Commerce Server 2000
  • Application Center 2000
  • Host Integration Server 2000
  • Internet Security and Acceleration Server 2000
  • Mobile Information 2001 Server

SQL Server 2000

O SQL Server 2000 é o servidor de banco de dados relacionais da Microsoft. Oferece funcionalidades avançadas como replicação, stored procedures, acesso a diferentes fontes de dados, múltiplas instâncias em um único servidor, mecanismo de segurança refinado e integrado com o Windows 2000, transações distribuídas, etc. Podemos acessar os dados de um servidor SQL Server 2000, no formato XML, utilizando um navegador, através do protocolo HTTP.

Para maiores informações sobre o SQL Server 2000, consulte as seguintes fontes:

  • http://www.microsoft.com/sql
  • Livro: “SQL Server 2000 Administração e Desenvolvimento: Curso Completo”, de minha autoria, publicado pela editora Axcel Books (www.axcel.com.br).

Exchange Server 2000

É um servidor de mensagens e correio eletrônico, além de uma plataforma para desenvolvimento de aplicações do Workflow. Cada vez mais o Exchange vem ganhando mercado de concorrentes como o Lotus Notes da IBM e o Novel Groupwise da Novel. O Exchange 2000 é completamente integrado com o Active Directory do 2000, o que facilita a criação e manutenção de contas de usuários. O suporte ao XML também foi introduzido nesta versão do Exchange. Maiores informações sobre Exchange podem ser encontradas nos seguintes endereços:

  • http://www.microsoft.com/exchange
  • http://www.swynk.com

BizTalk Server 2000

Com a consolidação do comércio eletrônico, principalmente do chamado B2B – Business to Business, que é o comércio entre empresas, cada vez faz-se mais necessária a integração entre sistemas de informação de diferentes empresas. Um dos maiores problemas é que estes diferentes sistemas de informação utilizam diferentes formatos de dados. Durante muito tempo, uma das soluções adotadas foi o EDI – Exchange Data Interchange. Porém o EDI apresenta algumas limitações, além de um custo elevado. Com o advento da Internet e do padrão XML, a troca de informações entre empresas tem migrado para soluções onde o XML é o formato universalmente aceito, o que facilita a troca de informações. O Biztalk Server 2000 é a solução da Microsoft que facilita a criação,desde o modelo conceitual até a implementação, de aplicações baseadas em XML, para troca de informações entre diferentes empresas. Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/biztalk

Commerce Server 2000

O Commerce Server trabalha em conjunto com o IIS. Na verdade o Commerce Server facilita a criação de uma site para comércio eletrônico, quer seja B2C – Business to Consumer, quer seja B2B – Business to Business. Através de uma série de modelos prontos e através da utilização de assistentes, podemos rapidamente criar um site para comércio eletrônico. Após a criação, é possível personalizar o site de acordo com as necessidades da empresa. Pode trabalhar integrado com os demais servidores .NET. Por exemplo, pode utilizar o SQL Server 2000 para armazenar informações sobre o catálogo de produtos, preços e estoque Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/commerceserver

Application Center 2000

O Application Center 2000 é a ferramenta da Microsoft para a implementação e gerenciamento de Web sites que deverão suportar uma elevada carga de acesso, com um grande número de acessos simultâneos. Também oferece ferramentas para a distribuição de um site entre diversos servidores, com o objetivo de distribuir a carga entre diversos equipamentos. Com o uso do Application Center fica mais fácil realizar tarefas como por exemplo manter sincronizado o conteúdo dos diversos servidores, bem como fazer o gerenciamento e a distribuição de cargas.

Host Integration Server 2000

Esta é a nova versão do antigo SNA Server da Microsot, só que com o nome alterado. O Host Integration Server possibilita a integraçãod e redes Windows com outros ambientes, como por exemplo, Mainframes baseados na arquitetura SNA da IBM. Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/hiserver

Internet Security and Acceleration Server 2000

De certa maneira é o successor do Proxy Server 2.0 da Microsoft, com algumas melhorias. É utilizado para conectar a rede local da empresa, de uma maneira segura, à Internet. Suas funções básicas são as seguintes:

  • Firewall
  • Cache de páginas

Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/isaserver

Mobile Information 2001 Server

O Framework .NET não foi concebido apenas para o desenvolvimento de aplicações que serão acessadas através de PCs ligados em rede ou computadores tradicionais. Com o Framework .NET, a Microsoft pretende fornecer uma sólida plataforma de desenvolvimento, também para os diversos dispositivos móveis existentes, tais como telefones celulares, assistentes pessoais, Palm Pilots, etc. Dentro desta estratégia, o Mobile Information 2001 Server desempenha um papel fundamental, fornecendo suporte ao protocolo WAP 1.1. Usando o Mobile Information 2001 Server será  possível, por exemplo, fazer com que as suas mensagens do Exchange sejam convertidas para o formato que possam ser lidas por um celular ou qualquer outro dispositivo habilitado ao WAP.

Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/servers/miserver/default.htm


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


  « Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI